A formação docente interdisciplinar no Brasil: uma análise dos atuais despontamentos no âmbito das Ciências da Natureza
Resumo
No Brasil, a formação de docentes dedicados às Ciências da Natureza no Ensino Médio tem sido remodelada desde 2018 mediante a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus postulados direcionados à interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, compete a este estudo analisar as propostas e discussões acerca da formação docente interdisciplinar de Ciências da Natureza no território brasileiro durante o período de 2018 a 2022, especificando o contexto dos educadores atuantes na etapa do Ensino Médio. A investigação foi norteada pelas inquietações: quais as atuais propostas e discussões acerca da formação docente interdisciplinar no campo de Ciências da Natureza? Os postulados da BNCC atendem aos anseios da realidade educacional brasileira? Existe possibilidade de aperfeiçoamentos interdisciplinares? Quais contributos são observados para a educação em ciências? Para isso, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática qualitativa de cunho exploratório em 1768 artigos científicos sobre formação docente e interdisciplinaridade nas ciências naturais, adquiridos em três (03) bases de dados: SciELO, DOAJ e REDIB. Do total de estudos, selecionou-se 10 artigos para uma discussão. O compilado escolhido passou pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). As observações levantadas foram ponderadas nas colocações epistemológicas de Fazenda (2013), Japiassu (1976), Morin (2003) e Pombo (2011). Os resultados expuseram cinco (05) contributos para a educação em ciências, são eles: currículo interdisciplinar de ciências, formação inicial e continuada na ótica interdisciplinar, projetos interdisciplinares, contextualização do conhecimento e múltiplas interações na estruturação da identidade docente. Observou-se, além disso, que a formação docente interdisciplinar de ciências carece de demasiadas evoluções no Brasil, quiçá de políticas públicas que instiguem novos modelos de formação inicial e continuada dos professores, viabilizando metodologias de ensino que aspirem competências de aprendizagem integrais e dialógicas no Ensino Médio, doravante a inter-relação curricular da complexidade social.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo (1a ed.). Lisboa, PT: Edições 70.
Bedin, E. (2021). Interdisciplinaridade e Dicumba: entrelaçando saberes na docência. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Número Extraordinário, 2020-2026. Recuperado de https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15510
Benassi, C. B. P., Ferreira, M. G., & Strieder, D. M. (2020). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas. Horizontes - Revista de Educação, 8(15), 20-38. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2004). Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, 10(3), 363-381. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300005
Calado, H. C., & Petrucci-Rosa, M. I. (2019). Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular. Ciência & Educação, 25(2), 523-538. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020015
Castro, G. A. M., Santo, C. F. A. E., Barata, R. C., & Almouloud, S. A. (2020). Desafios para o professor de ciências e matemática revelados pelo estudo da BNCC do ensino médio. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), 1-32. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73147
Chassot, A. (2018). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (8a ed.). Ijuí, RJ: UNIJUÍ.
Costa, J. M., & Pinheiro, N. A. M. (2013). O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, 3(2), 37-44. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20265
Delizoicov, D., Angotti, J. A. P., & Pernambuco, M. M. C. A. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos (4a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Dias, L. F., Ferreira, M., Luz, A. S., & Marinho, J. C. B. (2021). A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Insignare Scientia – RIS, 4(6), 145-166. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11974
Fazenda, I. C. A. (1979). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo, SP: Loyola.
Fazenda, I. C. A. (2008). Didática e interdisciplinaridade (13a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Fazenda, I. C. A. (2012). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa (18a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Fazenda, I. C. A. (2013). O que é interdisciplinaridade? (2a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Ferreira, J. S., Silva, C. A. V., & Alves, L. A. (2021). Epistemologia, políticas e um olhar docente: implantação da BNCC no ensino de ciências da natureza e tecnologias. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC, 4(1), 22-38. DOI: https://doi.org/10.1000/riec.v4i1.203
Ferreira, M. E. M. P. (2013). Ciência e interdisciplinaridade. In I. C. A. Fazenda (Eds.). Práticas interdisciplinares na escola (13a ed., p. 23-28). São Paulo, SP: Cortez.
Fourez, G. (2003). Crise no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), 109-123.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.
Goodson, I. F. (2018). Currículo: teoria e história (15a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Klein, J. T. (1990). Interdisciplinaridade: história, teoria e prática. Detroit, MI: Wayne State University Press.
Lara, M. S., & Duarte, L. G. V. D. (2018). A contextualização na formação de professores de química. ACTIO: Docência em Ciências, 3(3), 173-196. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v3n3.7682
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Diário Oficial da União. Brasília.
Leite, A. F., & Radetzke, F. S. (2017). Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. Vidya, 37(1), 273-286.
Lenoir, Y. (1998). Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In I. C. A. Fazenda (Eds.). Didática e interdisciplinaridade (p. 45-75). Campinas, SP: Papirus.
Lenoir, Y., Hasni, A., & Lebrun, J. (2013). Resultados de vinte anos de pesquisa sobre a importância atribuída às disciplinas escolares que objetivam a construção da realidade humana, social e natural no ensino primário da província de Québec/Canadá. In I. C. A. Fazenda (Eds.). O que é interdisciplinaridade? (2a ed., p. 33-55). São Paulo, SP: Cortez.
Lenoir, Y., Rey, B., & Fazenda, I. (2001). Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Canadá: Éditions du CRP/UNESCO.
Mangini, F. N. R. (2010). A interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Martino, L. C., & Boaventura, K. T. (2013). O Mito da Interdisciplinaridade: história e institucionalização de uma ideologia. E-Compós, 16(1), 1-15. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.892
Ministério da Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília, DF: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ministério da Educação. (2019). Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
Ministério da Educação. (2020). Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: MEC. Recuperado de https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724
Morin, E. (2000). Ciência com consciência (4a ed., M. Alexandre, & M. A. S. Dória, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Morin, E. (2003). A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Morin, E. (2015). Introdução ao pensamento complexo (5a ed.). Porto Alegre, RS: Sulina.
Morin, E. (2018). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Mota, K. R., & Araújo, C. H. S. (2021). Totalidade ou fragmentação? A apresentação da realidade no currículo integrado do Instituto Federal de Goiás. e-Curriculum, 19(2), 915-937. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p915-937
Moura, J. H. C., Rosa, M. I. P., & Massena, E. P. (2021). Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores de ciências da natureza: contextos distintos, indagações similares. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 23, 01-16. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230107
Mueller, R. R. (2006). Trabalho, produção da existência e do conhecimento: o fetichismo do conceito de interdisciplinaridade (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Nóvoa, A. (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, 44(3), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
Oliveira, A. P. S., & Fenner, R. S. (2020). Interdisciplinaridade: o desafio de trabalhar a área das Ciências da Natureza na escola pública. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 9(1), 01-14. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3812
Oliveira, R. E., Figueiredo, R. A., Makishi, F., Sais, A. C., Olival, A. A., Alcântara, L. C. S., ... Veiga, J. P. C. (2021). Interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 26(2), 377-400. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200003
Pereira, E. Q., & Nascimento, E. P. (2016). A interdisciplinaridade nas universidades brasileiras: trajetória e desafios. Redes, 1, 209-232. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v21i1.4844
Perin, c. S. B., & Malavasi, S. (2019). A interdisciplinaridade e a formação do professor: breves considerações. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 4(2), 98-112.
Petrucci-Rosa, M. I. (2007). Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora. Pró-Posições, 18(2), 51-64.
Piaget, J. (1981). Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: J. Piaget (Ed.). Épistémologie des Sciences de l'Homme (p. 559-628). Paris, FR: Gallimard.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. C. (2017). Do ensinar à ensinagem. In L. G. C. Anastasiou (Ed.). Docência no ensino superior (5a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Pinheiro, N. A. M., Matos, E. A. S. Á., & Bazzo, W. A. (2007). Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, 44(1), 147-165.
Pombo, O. (2011). Para um modelo reflexivo de formação de professores. In C. A. Santos, & A. F. Quadros (Eds.). Utopia em busca de possibilidade: abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da natureza (1a ed.). Foz do Iguaçu, PR: UNILA.
Pretto, N. D. L. (2017). Polêmicas contemporâneas: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório, 3(4), 32-55. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p32
Sá, R. A., & Behrens, M. A. (2019). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa (1a ed.). Curitiba, PR: Appris.
Santos, A. G. F., Queiroz, G. R. P. C., Domingos, P., & Catarino, G. F. C. (2019). A formação de professores de ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: pelos caminhos da Co-Docência. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciência, 21, 1-20. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210116
Santos, D. S., Souza, A. S., & Rosa, F. G. M. G. (2021). A interdisciplinaridade implícita na pedagogia e obras de Paulo Freire. In Anais do 10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Aracajú. Aracaju, SE: SIMEDUC. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/13525
Souza, J. B., & Dias, V. B. (2020). A construção da identidade docente na formação inicial dos professores de Ciências Naturais. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(7), 81-100. DOI: https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2624
Souza, M. A., Bussolotti, J. M., Cunha, V. M. P., & Fazenda, I. C. A. (2020). Currículo e interdisciplinaridade: o que dizem os estudantes de um mestrado profissional em educação. Imagens da Educação, 10(2), 104-124. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51219
Souza, R. T. Y. B., Souza, L O., Oliveira, S. R., & Takahashi, E. L. H. (2019). Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência & Educação, 25(2), 395-410. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020008
Therrien, J. (2010). Da epistemologia da prática à gestão dos saberes no trabalho docente: convergências e tensões nas pesquisas. In Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (p. 307-323). Belo Horizonte, MG: ENDIPE.
Thiesen, J. S. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 13(39). DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010
Trevisan, A. C. R., & Dalcin, A. (2020). Formação interdisciplinar de professores: percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática. Revista REAMEC, 8(2), 206-231. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9967
Veloso, C., & Sobrinho, J. A. C. M. (2021). Formação continuada do professor de ciências naturais e relações com a prática docente. Revista Faculdade Santo Agostinho, 18(5), 91-109. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.6
Yared, I. (2013). O que é interdisciplinaridade? In I. C. A. Fazenda (Ed.). O que é interdisciplinaridade? (2a ed., p. 167-172). São Paulo, SP: Cortez.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.