Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos

Palavras-chave: vídeos; netnografia; discurso; currículo.

Resumo

Neste artigo, partimos dos percursos de uma tese de Doutorado que explorou o funcionamento de um currículo no ciberespaço mobilizando ferramentas metodológicas com elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana, desde uma perspectiva pós-crítica. Aqui o nosso foco será descrever como, ao mobilizar essas ferramentas, analisamos um conjunto de vídeos divulgados no currículo investigado. Essa ação compõe o esforço metodológico para consolidação de um campo epistemológico de como operar ao analisar o funcionamento de um currículo cultural não-escolar. O que sistematizamos aqui não se constitui prescrição para repetição de uma fórmula, mas busca funcionar como inspiração e contribuição na construção de metodologias de experimentação e invenção curriculares.

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Publicado
2023-08-10
Como Citar
Oliveira, D. A. de, & Sales, S. (2023). Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e65751. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65751
Seção
Chamada Temática - Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas: fraturas, aberturas e