Práticas de educação inclusiva em tempos de pandemia pela COVID-19: estratégias sob o olhar da gestão educacional
Resumo
O presente artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo investigar e compreender como se estabelecem as práticas de gestão da inclusão escolar em diferentes redes de ensino, identificando suas concepções e estratégias na operacionalização durante a pandemia pela COVID-19. O estudo se deu a partir de cinco escolas de diferentes redes de ensino, localizadas nos municípios de Osório, Tramandaí e Torres, pertencentes à região Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Participaram três escolas da rede estadual, sendo uma de cada município; uma escola da rede municipal de Osório e uma escola da rede privada/comunitária de Osório. A metodologia seguiu abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, e o instrumento foi um questionário on-line composto por oito questões objetivas e seis descritivas. Este foi respondido por gestores das escolas participantes, e as informações obtidas formaram o corpus empírico. A análise dos dados teve inspiração nos estudos foucaultianos, compreendendo que as práticas inclusivas se apresentam como uma das formas de regular sujeitos e controlar a população. Os resultados gerados do exercício analítico se apresentam em três enfoques principais: 1) estratégias pedagógicas para a inclusão no ensino remoto; 2) alternativas digitais para o ensino remoto; 3) práticas de gestão da educação no ensino remoto.
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