Notas organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais e o cenário da Educação Física
Resumo
Este estudo, do tipo descritivo, tem como objetivo diagnosticar, a partir da percepção da coordenação pedagógica e dos docentes de Educação Física, as especificidades organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais no estado do Paraná, com destaque para a Educação Física. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores de EF e seis coordenadores de curso de seis campi do Instituto Federal do Paraná. Os achados da pesquisa demonstram que os Institutos Federais são constituídos por especificidades organizacionais e pedagógicas que podem ser subdivididas em potencialidades e fragilidades. Dentre as potencialidades, encontramos as categorias centrais: questões pedagógicas e questões organizacionais do trabalho docente. A relação do ‘tripé’ ensino, pesquisa e extensão se destacou na fala dos entrevistados, configurando-se como um dos diferenciais que interferem no cotidiano da instituição e em seus resultados no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. No tocante às fragilidades, identificamos importantes características que impactam as questões organizacionais do trabalho docente. Questões relacionadas a espaços físicos, recursos materiais, organização e absorção das funções docentes e administrativas também vieram à tona. Em geral, foram apontadas peculiaridades que fazem com estas instituições sejam consideradas ímpares no cenário educacional brasileiro. Embora os achados deste estudo sejam referentes à realidade específica dos campi investigados, demonstram ser passíveis de referenciamento e contribuição para o desenvolvimento de outras unidades, visto que evidenciam características que dizem respeito à identidade dos Institutos Federais.
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