Hierarquia social dos objetos no campo da educação: a Educação Infantil e as tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo
Esta investigação é parte de uma série de trabalhos que utiliza uma base de dados para mensurar a distribuição de capital científico em uma hierarquia social de objetos segundo parâmetros da sociologia da ciência de Pierre Bourdieu. Mais precisamente, neste trabalho se investiga o capital científico em uma base de metadados composta de teses defendidas no campo da Educação no Brasil entre 1996 e 2016. O recorte de análise foram os temas da Educação Infantil e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Usando do conceito da Hierarquia Social dos Objetos e índices cientométricos de análises de redes sociais, procurou-se medir a relação hierárquica de capital simbólico dentro do campo da Educação da temática escolhida e descrever a rede encontrada, bem como uma análise com inferências para os resultados encontrados. As análises mostraram que apesar de Educação Infantil e TDIC serem objetos de alto teor de capital simbólico no campo, os dois termos não fazem ligações ou trocas de capital simbólico entre si. Possíveis explicações seriam a especificidade da Educação Infantil que tende a não usar TDIC na sua prática pedagógica e a formação do pedagogo que geralmente não contempla o uso de TDIC. Outro fator importante é o recorte temporal até 2016, período pré-pandemia de COVID-19 antes do uso forçado de TDIC em todas as áreas da Educação.
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Referências
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