A infância e a cultura escolar: livros didáticos e as marcas da Ditadura Civil-Militar de 1964 a 1985
Resumo
A pesquisa em epígrafe, com base em fontes documentais históricas e livros didáticos, bem como respaldada por fontes bibliográficas e legislação educacional, aborda uma importante problemática em torno da infância e cultura escolar marcadas pelo período da Ditadura Civil-Militar de 1964 a 1985, no Brasil. Objetivou-se estabelecer uma correlação da Escola como meio de operacionalização e, consequentemente, fortalecimento do ideário da Ditadura Civil-Militar brasileira. Metodologicamente foi tomado discurso como categoria de análise cuja materialidade foi impressa nos livros didáticos da época analisada. Assim, a metodologia utilizada foi de natureza dialética e baseada em procedimento analítico construtivo com base na técnica de análise de conteúdo. Organizado em três momentos específicos a pesquisa 1) problematiza a cultura escolar e o livro didático; 2) ilustra temáticas dos livros didáticos de História e Estudos Sociais e, 3) correlaciona o objetivo da pesquisa discutindo os livros didáticos de educação Moral e Cívica. Em consonância com os objetivos do texto, foi analisada a legislação específica sobre o assunto, o que contribuiu, significativamente em método de análise e fundamentação epistêmica às conclusões obtidas. Os resultados apresentam a evidência de grande influência da escola enquanto espaço propício para a operacionalização de estratégias discursivas que convergem para os interesses expressos no contexto da ditatura e, portanto, o uso da escola como veículo daquele poder civil-militar dominante.
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