O Lar Santa Rita no município de Dourados/MS: as origens do atendimento e a ‘etiqueta civilizatória’ (1965-1982)

Palavras-chave: infância abandonada; assistência; educação; Norbert Elias.

Resumo

A história do abandono à infância e as iniciativas de atendimento a essa população que demanda assistência social e cuidado, vem desde séculos precedentes envolvendo diversas instituições, tanto religiosas como de Estado. Este artigo tem por objetivo apresentar aspectos de uma entidade filantrópica e de acolhimento, desde a sua fundação, mostrando suas instalações, as características principais de sua organização estrutural, enfocando especialmente a primeira gestão do Lar Santa Rita, que compreendeu o período de 1965 a 1982, haja vista que a instituição tem uma longa trajetória e se configura, até o presente momento, como um espaço que recebe crianças com história de abandono. Faremos uma aproximação com a sociologia figuracional de Norbert Elias como referência teórica, para analisarmos as fontes e documentos institucionais representado por atas, diários, livros de matrícula, listas de crianças, livros de ponto de funcionários, convites, ofícios. Além disso, compõe o corpus documental quatro entrevistas com sujeitos que fizeram parte da história da instituição, dentro do recorte temporal elencado. Como resultados da pesquisa, inferimos que o Lar Santa Rita foi uma instituição necessária frente ao elevado número de crianças abandonadas na região, o que pode ser evidenciado na documentação analisada. A instituição teve como concepção, em diversos momentos, acolher, assistir, cuidar e ‘civilizar as crianças’ em torno de padrões, normas e uma etiqueta de comportamento que atendesse aos padrões da sociedade do seu tempo: o grupo financiou e dirigiu a instituição na sua primeira gestão, quais sejam, as mulheres douradenses pertencentes à ‘boa sociedade’ – as ‘damas da caridade’.

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Publicado
2024-07-01
Como Citar
Vargas, P. D. da S., & Sarat, M. (2024). O Lar Santa Rita no município de Dourados/MS: as origens do atendimento e a ‘etiqueta civilizatória’ (1965-1982). Acta Scientiarum. Education, 46(1), e69242. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.69242
Seção
Chamada Temática - Infâncias e Educação em tempos de ditaduras