Repensando a formação inicial de professores em ciências naturais: uma perspectiva intercultural chilena em La Araucanía

Palavras-chave: educação científica; formação de professores; colonialismo, educação.

Resumo

O artigo descreve a formação inicial de professores na área de ciências naturais a partir de uma perspectiva intercultural da didática desta disciplina. Nesse sentido, problematiza-se a persistência e as raízes coloniais nos itinerários formativos da formação inicial de professores em ciências naturais, que perpetuam uma visão eurocêntrica ocidental nos processos de ensino e aprendizagem das ciências naturais e sua didática, no contexto sócio-histórico de La Araucanía, Chile. A metodologia é qualitativa do tipo documental-descritiva. Os principais resultados mostram a urgência de uma transformação da formação inicial de professores na área de ciências naturais a partir de uma perspectiva intercultural e do pluralismo epistemológico. Isso, a fim de promover experiências educacionais significativas e contextualizadas que favoreçam um diálogo de saberes entre os conteúdos disciplinares do currículo escolar e os conhecimentos educacionais indígenas. Assim, possibilita-se a implementação de uma educação cultural, social e territorialmente relevante em diversos cenários educacionais, como no contexto indígena. Concluímos sobre a necessidade de incorporar uma abordagem educacional intercultural nos processos de formação inicial de professores, que permita aos futuros professores adquirir o domínio didático, pedagógico e curricular para atuar em contextos de diversidade social e cultural.

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Publicado
2025-05-05
Como Citar
Villarroel-Cárdenas, V., & Arias-Ortega, K. E. (2025). Repensando a formação inicial de professores em ciências naturais: uma perspectiva intercultural chilena em La Araucanía. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e70651. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.70651
Seção
História e Filosofia da Educação