Sinergia entre conhecimentos teóricos e práticas associadas a etnomatemática e aprendizagem criativa
Resumo
Este artigo promove uma discussão de vozes que norteiam o entendimento conceitual sobre os constructos teóricos da Etnomatemática e da Aprendizagem Criativa. A Etnomatemática procura entender o saber/fazer matemático ao longo da história, contextualizado em diferentes grupos de interesse, comunidades, povos e nações em comum acordo com o saber matemático sistematizado pela humanidade para suprir sua necessidade de contar; a Aprendizagem Criativa é uma abordagem educacional que estimula a criação de experiências de aprendizagem mais exploratórias, investigativas e lúdicas, que incentivam o desenvolvimento do pensamento criativo, da curiosidade e do espírito inventivo nos estudantes. O estudo buscou responder à seguinte questão: com base na literatura, que semelhanças podem ser evidenciadas entre os conhecimentos teóricos e práticas da Aprendizagem Criativa e da Etnomatemática? Com o objetivo de discutir a sinergia entre os conhecimentos teóricos e as práticas associadas a Etnomatemática e Aprendizagem Criativa, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de referendar práticas pedagógicas no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia ancorou-se na Revisão Sistemática da Literatura, para verificar estudos que favoreceram os dois construtos teóricos nas abordagens da Etnomatemática e da Aprendizagem Criativa, relacionadas à atuação dos professores em sala de aula, na intenção de assegurar e promover o ensino e a aprendizagem. Foram organizados os principais achados/fundamentos de ambas as abordagens e traçadas as discussões das sinergias existentes. Os resultados apontam que que ambas as abordagens podem ser utilizadas de forma concomitante, favorecendo uma prática pedagógica mais contextualizada e significativa.
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