<b>Modelos educativos de nobre e rei na <em>Crônica</em> de D. JOÃO I, de Fernão Lopes</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9471
Resumo
A partir do momento em que ascendeu ao poder político por meio do Movimento de Avis (1383-1385), D. João e seus filhos estimularam a produção de obras que indicavam modelos de comportamento voltados à educação da corte e conhecidos como Prosa Moralística. A Crónica de D. João I, escrita por Fernão Lopes após a morte desse monarca, com o objetivo de legitimar o seu poder e o de sua descendência, também se constitui em manual educativo, pois propõe modelos ideais de comportamento da nobreza e da monarquia. A "nova nobreza" deveria estar ligada à "causa nacional" e o "novo monarca" deveria possuir uma série de virtudes incontestáveis, que ultrapassassem a condição de bastardia de D. João I e o apresentassem como novo modelo de monarca. Portanto, os dois heróis e modelos educativos do cronista Fernão Lopes são o nobre Nuno Álvares Pereira, associado à imagem do cavaleiro arturiano Galaaz, e o rei D. João, o Messias de Lisboa, que "salvou" aquela cidade do domínio castelhano. As relações entre nobreza e monarquia propostas na Crónica indicam a centralização do poder e disciplinarização dos nobres pela monarquia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.