<b>Modelos educativos de nobre e rei na <em>Crônica</em> de D. JOÃO I, de Fernão Lopes</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9471
Resumen
A partir do momento em que ascendeu ao poder político por meio do Movimento de Avis (1383-1385), D. João e seus filhos estimularam a produção de obras que indicavam modelos de comportamento voltados à educação da corte e conhecidos como Prosa Moralística. A Crónica de D. João I, escrita por Fernão Lopes após a morte desse monarca, com o objetivo de legitimar o seu poder e o de sua descendência, também se constitui em manual educativo, pois propõe modelos ideais de comportamento da nobreza e da monarquia. A "nova nobreza" deveria estar ligada à "causa nacional" e o "novo monarca" deveria possuir uma série de virtudes incontestáveis, que ultrapassassem a condição de bastardia de D. João I e o apresentassem como novo modelo de monarca. Portanto, os dois heróis e modelos educativos do cronista Fernão Lopes são o nobre Nuno Álvares Pereira, associado à imagem do cavaleiro arturiano Galaaz, e o rei D. João, o Messias de Lisboa, que "salvou" aquela cidade do domínio castelhano. As relações entre nobreza e monarquia propostas na Crónica indicam a centralização do poder e disciplinarização dos nobres pela monarquia.
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