<b>Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9485

  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Verônica Cardoso Austria
  • Noemi Lenz
Palavras-chave: trajetórias formativas, conhecimento pedagógico compartilhado, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no GPFOPE e tem por temática a formação do professor, considerando os processos engendrados para sua constituição.  Assim sendo, a sua tessitura emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico, dentro da Pedagogia Universitária, aliada à pesquisa de campo dessas investigações. Os principais autores, dentro dessa linha, que subsidiam este estudo são: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) e Isaia e Bolzan (2004; 2006; 2007). Os achados assinalam que o professor vai constituindo-se, no decorrer da sua trajetória formativa, evidenciando, dessa forma, a ideia de inacabamento, o que pressupõe enfocar a formação de professores na perspectiva de um processo de aprendizagem para a docência de caráter permanente. Ademais, como os estudos indicam, é necessário igualmente considerar que as trajetórias de vida possuem marcas específicas, o que se faz pensar na direção de uma formação personalizada. Por conseguinte, compreende-se que se torna inerente pensar que a aprendizagem da docência e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional, é impulsionado quando forem incorporadas práticas reflexivas conjuntamente com atividades colaborativas entre os sujeitos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan
Atua como pesquisadora na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. A sua experiência em pesquisa é evidenciada a partir do estudo de temáticas como: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem docente, construção do conhecimento pedagógico compartilhado, construção de conhecimento, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, pedagogia universitária, professoralidade, entre outros temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Práticas Educativas: educação básica e superior"-GPFOPE e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Trajetória de Formação" -GTFORMA.
Publicado
2010-08-12
Como Citar
Bolzan, D. P. V., Austria, V. C., & Lenz, N. (2010). <b>Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9485. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 119-126. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.9485
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas