<b>Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9485
Resumo
Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no GPFOPE e tem por temática a formação do professor, considerando os processos engendrados para sua constituição. Assim sendo, a sua tessitura emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico, dentro da Pedagogia Universitária, aliada à pesquisa de campo dessas investigações. Os principais autores, dentro dessa linha, que subsidiam este estudo são: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) e Isaia e Bolzan (2004; 2006; 2007). Os achados assinalam que o professor vai constituindo-se, no decorrer da sua trajetória formativa, evidenciando, dessa forma, a ideia de inacabamento, o que pressupõe enfocar a formação de professores na perspectiva de um processo de aprendizagem para a docência de caráter permanente. Ademais, como os estudos indicam, é necessário igualmente considerar que as trajetórias de vida possuem marcas específicas, o que se faz pensar na direção de uma formação personalizada. Por conseguinte, compreende-se que se torna inerente pensar que a aprendizagem da docência e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional, é impulsionado quando forem incorporadas práticas reflexivas conjuntamente com atividades colaborativas entre os sujeitos de formação.
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