<b>Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9485

  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Verônica Cardoso Austria
  • Noemi Lenz

Resumen

Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no GPFOPE e tem por temática a formação do professor, considerando os processos engendrados para sua constituição.  Assim sendo, a sua tessitura emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico, dentro da Pedagogia Universitária, aliada à pesquisa de campo dessas investigações. Os principais autores, dentro dessa linha, que subsidiam este estudo são: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) e Isaia e Bolzan (2004; 2006; 2007). Os achados assinalam que o professor vai constituindo-se, no decorrer da sua trajetória formativa, evidenciando, dessa forma, a ideia de inacabamento, o que pressupõe enfocar a formação de professores na perspectiva de um processo de aprendizagem para a docência de caráter permanente. Ademais, como os estudos indicam, é necessário igualmente considerar que as trajetórias de vida possuem marcas específicas, o que se faz pensar na direção de uma formação personalizada. Por conseguinte, compreende-se que se torna inerente pensar que a aprendizagem da docência e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional, é impulsionado quando forem incorporadas práticas reflexivas conjuntamente com atividades colaborativas entre os sujeitos de formação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Doris Pires Vargas Bolzan
Atua como pesquisadora na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. A sua experiência em pesquisa é evidenciada a partir do estudo de temáticas como: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem docente, construção do conhecimento pedagógico compartilhado, construção de conhecimento, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, pedagogia universitária, professoralidade, entre outros temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Práticas Educativas: educação básica e superior"-GPFOPE e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Trajetória de Formação" -GTFORMA.
Publicado
2010-08-12
Cómo citar
Bolzan, D. P. V., Austria, V. C., & Lenz, N. (2010). <b>Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9485. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 119-126. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.9485
Sección
Formación Docente y Políticas Públicas