A revista Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5201 (online), criada em 2010, é uma publicação científica eletrônica editada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá, com acesso aberto e publicação de artigos em fluxo contínuo avaliados por pares.

Foco e Escopo

A Revista Acta Scientiarum. Education publica trabalhos relacionados à Educação, que não tenham sido publicados ou divulgados em quaisquer revistas, espaços virtuais ou anais de eventos. As submissões devem ser inéditas e ter vínculo com um dos seguintes eixos temáticos da Revista: (1) História e Filosofia da Educação; (2) Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação.

O eixo História e Filosofia da Educação tem por finalidade divulgar pesquisas de natureza biográfica, institucional, social, formal e não formal acerca de processos educativos.

O eixo Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação divulga estudos sobre teorias, legislações e políticas, que se referem ao desenvolvimento e à prática profissional dos docentes.

O texto deve atender às normas de publicação e à linha editorial da Revista. São aceitos textos em português, em espanhol e inglês.

O processo de avaliação ocorre por meio do Open Journal Systems (OJS). Somente os artigos devidamente submetidos nesse sistema serão avaliados, não sendo considerada válida qualquer outra forma de submissão.

Missão

Viabilizar o processo de comunicação científica na área de Educação, de modo a garantir o registro público, a preservação e a disseminação do conhecimento gerado pela comunidade científica.

Público-alvo

O periódico destina-se, especialmente, a pesquisadores, a estudantes, e a professores da educação básica e à comunidade em geral, que tenham interesse em temáticas voltadas à História e Filosofia da Educação e à Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação.

Política de acesso aberto

Acta Scientiarum. Education é publicada sob o modelo Acesso Aberto, permitindo a leitura e o download livres, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo, de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0).

Políticas de seções

A Revista Acta Scientiarum. Education publica trabalhos relacionados à Educação que não tenham sido publicados ou divulgados em quaisquer revistas, espaços virtuais ou anais de eventos. As submissões devem ser inéditas e ter vínculo com um dos seguintes eixos temáticos da Revista: (1) História e Filosofia da Educação; (2) Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação. O eixo História e Filosofia da Educação tem por finalidade divulgar pesquisas de natureza biográfica, institucional, social, formal e não formal acerca de processos educativos. O eixo Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação divulga estudos sobre teorias, legislações e políticas, que se referem ao desenvolvimento e à prática profissional dos docentes.

O texto deve atender às normas de publicação e à linha editorial da Revista. São aceitos textos em português, em espanhol e em inglês. O processo de avaliação ocorre por meio do Open Journal Systems (OJS). Somente os artigos devidamente submetidos nesse sistema serão avaliados, não sendo considerada válida qualquer outra forma de submissão.

No momento da submissão, a autoria deve optar por um dos eixos temáticos da Revista Acta Scientiarum. Education: (1) História e Filosofia da Educação; (2) Formação de Professores e Políticas Públicas da Educação. O Conselho Editorial poderá publicar outros documentos, depois da deliberação de seus membros a respeito da pertinência acadêmica e científica da proposta.

Chamadas temáticas

A Revista não publica Dossiês, mas aceita Chamadas Temáticas. A proposta de Chamada Temática deve ser apresentada por professores doutores de, pelo menos, duas instituições de ensino/pesquisa distintas e deve contar, no mínimo, com três pesquisadores internacionais. O resumo da proposta, em português, espanhol e em inglês, deve conter 600 caracteres com os seguintes itens explicitados: apresentação, objetivos e relevância para o campo da Educação. Os artigos da Chamada Temática serão submetidos e avaliados, individualmente, seguindo as mesmas regras de artigos do fluxo contínuo da Revista. Destaca-se que cada Chamada Temática poderá publicar até 10 artigos, sendo que os demais artigos aprovados serão publicados em fluxo contínuo de acordo com a ordem de submissão. Os proponentes da Chamada Temática são responsáveis pela elaboração do texto de apresentação dos artigos por ocasião da sua publicação.

IMPORTANTE: As propostas de Chamadas Temáticas são avaliadas pelo Comitê Editorial. Uma vez o mérito aprovado, anunciam-se a abertura de submissões e o calendário para o recebimento das propostas. Destaca-se que, diferentemente de propostas de Dossiês em que os artigos são avaliados no conjunto, na Chamada Temática, os artigos são avaliados individualmente por, pelo menos, dois pareceristas, do mesmo modo que os artigos submetidos em fluxo contínuo.

Taxa de submissão e taxas de processamento de artigo (APCs)

Acta Scientiarum. Education não cobra dos autores qualquer taxa de submissão dos artigos ou publicação (APC).

Periodicidade

2010 a 2014: Semestral [impressa e online]

2015 a 2018: Quadrimestral [online]

A partir de 2019: Publicação contínua [online].

Prazo médio entre submissão e publicação dos artigos publicados em 2024: 10 meses