<b>‘Unleash your imagination’: fandoms and contribution of fanfictions to the educational context based on the case of narrative of HIM

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Renata Tavares Benia Universidade Tiradentes
  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
Keywords: education, communication, media convergence, transmedia storytelling

Abstract

In the face of media convergence, modes for production and dissemination of the contents have changed. Writing and reading practices also have changed in this context. On the other hand, it is worth mentioning that individuals surrounded by media show a new position due to dialogues established with them. At the current juncture, standing out the transmedia storytelling, emerges a new context regarding the production of contents on the fruition of the subject. This individual starts being an actor, but, actor of his/her own history, which are characterized by traces of an existing one, as is the case of fanfictions. Therefore, this study aimed to discuss fanfictions in the media convergence context, transmedia storytelling, in order to show the emphasis to the education field.  

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes
Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação - PPPG - da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e editora científica desta Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte online e impresso. Diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica online, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e online. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

 

Renata Tavares Benia, Universidade Tiradentes

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/Unit no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura, da Universidade Tiradentes. Ganhadora do prêmio Expocom Regional 2015 na modalidade Fotografia Artística (Avulsa) na XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Intercom. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia. Possui interesse na área de pesquisa em Comunicação e Fotografia com foco em análise de imagem, estética visual e antropologia visual.

 

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia na Educação. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura.

Published
2016-09-14
How to Cite
Porto, C. de M., Benia, R. T., & Lima, D. de J. (2016). <b&gt;‘Unleash your imagination’: fandoms and contribution of fanfictions to the educational context based on the case of narrative of HIM. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 373-382. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419
Section
History of Education