<b>‘Unleash your imagination’: los fandoms y la contribución de las fanfictions para el contexto educacional basada en el caso de la narrativa de HIM

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Renata Tavares Benia Universidade Tiradentes
  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
Palabras clave: educación, comunicación, convergencia mediática, narrativa transmedia

Resumen

Ante la convergencia mediática, las formas de producción y de propagación de los contenidos se alteran; puesto que, las prácticas de escritura y de lectura también lo hacen. A esta noción se sugiere, igualmente, que los sujetos cercados por los medios presenten nuevas posturas, en función del diálogo con ellos. En la actual coyuntura, con el destaque de las narrativas transmediáticas, nace un nuevo contexto en lo que se refiere a la producción de contenidos en relación a la fruición del sujeto. Este pasa a ser un autor, autor de la propia historia, pero de una historia que es caracterizada por trazos de una que ya existe, como ocurre con las fanfictions. Así, este estudio tiene como finalidad tratar las fanfictions, relacionando la convergencia mediática, las narrativas transmediáticas, que ilustre el énfasis para el eje de la educación. .

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes
Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação - PPPG - da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e editora científica desta Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte online e impresso. Diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica online, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e online. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

 

Renata Tavares Benia, Universidade Tiradentes

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/Unit no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura, da Universidade Tiradentes. Ganhadora do prêmio Expocom Regional 2015 na modalidade Fotografia Artística (Avulsa) na XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Intercom. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia. Possui interesse na área de pesquisa em Comunicação e Fotografia com foco em análise de imagem, estética visual e antropologia visual.

 

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia na Educação. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura.

Publicado
2016-09-14
Cómo citar
Porto, C. de M., Benia, R. T., & Lima, D. de J. (2016). <b&gt;‘Unleash your imagination’: los fandoms y la contribución de las fanfictions para el contexto educacional basada en el caso de la narrativa de HIM. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 373-382. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419
Sección
História da Educação