<b>Acesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’
Resumo
A trajetória de estudantes, em especial no que tange a acesso e permanência na educação superior, está intrinsecamente relacionada ao processo de escolarização, isto é, é determinada pela estruturação e ampliação do capital escolar na educação básica. Neste texto são discutidas as estratégias mobilizadas por uma escola pública de prestígio – como o Colégio Militar de Campo Grande –, que contribuem para o ingresso na educação superior. Busca-se compreender como os agentes e a instituição - colégio, famílias e estudantes - desenham um projeto que culmina em aprovações em cursos de nível superior no País e na região. As fontes utilizadas são relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil e o periódico do CMCG, dentre outros, - analisados com base em estudos bourdieusianos. Os resultados sinalizam que o Colégio Militar reúne elementos de ordem pedagógica e simbólica que geram ações e sentimentos de pertença em seus estudantes, que, uma vez mobilizados, produzem resultados positivos de acesso à educação superior.
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