<b>Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.11036

  • Rogério Soares Cordeiro Universidade de Mogi das Cruzes
  • Moacir Wuo Universidade Mogi das Cruzes
  • Maria Santina de Castro Morini Universidade Mogi das Cruzes

Resumen

As atividades de campo continuam sendo um caminho árduo para o professor, entretanto, elas representam um dos principais passos para o estudo da biodiversidade. Nosso país é considerado megadiverso, mas ensinar sobre esse tema é complexo. Assim, o objetivo desse trabalho foi delinear um protocolo de atividades de campo para que o professor possa aplicar durante suas aulas sobre diversidade biológica. As formigas foram escolhidas como modelo de estudo, pois são ricas e abundantes na grande maioria dos ecossistemas tropicais. Foram usadas iscas de sardinha em óleo comestível para a coleta desses insetos; e para a obtenção de um volume de material biológico suficiente para embasar as discussões pertinentes sobre o assunto proposto serão necessárias três expedições de coleta, com 15 iscas cada uma.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria Santina de Castro Morini, Universidade Mogi das Cruzes
Trabalha na Universidade de Mogi das Cruzes como professora de Zoologia de Invertebrados e como pesquisadora em Mirmecologia, enfatizando as comunidades de formigas das áreas de Mata Atlântica do Alto Tietê. (24/03/2007)
Publicado
2010-12-20
Cómo citar
Cordeiro, R. S., Wuo, M., & Morini, M. S. de C. (2010). <b>Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.11036. Acta Scientiarum. Education, 32(2), 247-254. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11036
Sección
Educação