<b>Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.11036

  • Rogério Soares Cordeiro Universidade de Mogi das Cruzes
  • Moacir Wuo Universidade Mogi das Cruzes
  • Maria Santina de Castro Morini Universidade Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Diversidade, formigas, ensino médio, ecologia, competição

Resumo

As atividades de campo continuam sendo um caminho árduo para o professor, entretanto, elas representam um dos principais passos para o estudo da biodiversidade. Nosso país é considerado megadiverso, mas ensinar sobre esse tema é complexo. Assim, o objetivo desse trabalho foi delinear um protocolo de atividades de campo para que o professor possa aplicar durante suas aulas sobre diversidade biológica. As formigas foram escolhidas como modelo de estudo, pois são ricas e abundantes na grande maioria dos ecossistemas tropicais. Foram usadas iscas de sardinha em óleo comestível para a coleta desses insetos; e para a obtenção de um volume de material biológico suficiente para embasar as discussões pertinentes sobre o assunto proposto serão necessárias três expedições de coleta, com 15 iscas cada uma.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Santina de Castro Morini, Universidade Mogi das Cruzes
Trabalha na Universidade de Mogi das Cruzes como professora de Zoologia de Invertebrados e como pesquisadora em Mirmecologia, enfatizando as comunidades de formigas das áreas de Mata Atlântica do Alto Tietê. (24/03/2007)
Publicado
2010-12-20
Como Citar
Cordeiro, R. S., Wuo, M., & Morini, M. S. de C. (2010). <b>Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.11036. Acta Scientiarum. Education, 32(2), 247-254. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11036
Seção
Educação