<b>Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14630

  • Vantielen da Silva Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumen

Neste artigo apresentamos reflexões e apontamentos sobre a formação de formadores e a docência no Ensino Superior. Analisamos a organização, as propostas dos cursos de pós-graduação e a preparação do professor universitário para o exercício de ensinar e formar plenamente os acadêmicos dos diferentes cursos. Destacamos que as reflexões sobre este tema estão sob a abordagem fenomenológico-hermenêutica da pesquisa, a qual instigou um estudo meta-analítico pautada na interpretação, compreensão e análise de conteúdos. Buscamos, com esse trabalho, responder à questão: “O que se revela sobre a formação de formadores nos artigos publicados em Revistas Brasileiras de Educação?” Que foi direcionada para artigos publicados nas Revistas Brasileiras da Educação, online, no período 1999-2009. A abordagem desta temática revelou-se significativa, em especial, pela necessidade de conhecimento e desenvolvimento de discussões pautadas na formação pedagógica dos docentes e, como isto é tratado nos diferentes artigos de diversas revistas do meio educacional.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Vantielen da Silva Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Graduada em Pedagogia. Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior. Desenvolve pesquisas na área de ensino-aprendizagem e formação de professores.
Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Pesquisa na área é professor substituto na Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Publicado
2012-02-13
Cómo citar
Silva, V. da S., & Klüber, T. E. (2012). <b>Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14630. Acta Scientiarum. Education, 34(1), 87-97. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i1.14630
Sección
Ensino e Aprendizagem