<b>O compêndio História do Brasil – curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva</b> - 10.4025/actascieduc.v35i2.20340
Resumen
Este artigo analisa importante instrumento didático produzido na Primeira República: História do Brasil - (curso superior) (1900), de João Ribeiro, catedrático do Colégio Pedro II. Pretende apreender as funções assumidas por esse compêndio na relação educativa e as características dos conteúdos didáticos que veicula. Para tanto, elege a temática Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Os estudiosos de João Ribeiro o reconhecem pela originalidade de suas teses e por ter renovado os estudos historiográficos e a didática. Mesmo sendo inovadora a sua concepção de história é necessário questionar a validade desse juízo no que se refere à didática. Constata-se que o compêndio em referência, por exemplo, não superou os anteriores quanto à objetivação e à simplificação do trabalho didático.
Descargas
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.