<b>O Entre o ‘aproveitamento’ e o provimento da prática na formação continuada de professores

  • Andréia Lopes Pacheco Vasques Universidade Estadual Paulista
  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: formação de professores, prática docente, experiência profissional

Resumo

Certos discursos acadêmico-educacionais atuais têm atribuído destacada importância à prática dos professores e aos conhecimentos por eles produzidos em seu espaço profissional, entendendo-os como elementos fundamentais para os processos formativos docentes e para a afirmação do movimento de profissionalização do magistério. Essa perspectiva encontra respaldo conceitual na epistemologia da prática profissional, proposta inicialmente por Donald Schön, e requer o emprego de dispositivos formativos específicos que estabeleçam relações mais estreitas com as atividades desempenhadas pelos professores no ambiente escolar. Essas novas exigências quanto aos dispositivos de formação docente nos levaram a empreender uma pesquisa sobre as concepções de estágio supervisionado que se fazem presentes em programas especiais de formação, voltados para professores em serviço. Os resultados da pesquisa sugerem a existência de fortes dificuldades por parte dos programas para superar o modelo acadêmico de formação mais convencional entre nós, e de incorporar componentes socioprofissionais na formação docente, assumindo os saberes elaborados pelos professores e suas experiências pregressas como objetos de análise e de teorização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Lopes Pacheco Vasques, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pela UNESP, campus de Rio Claro (2012), onde atualmente cursa o doutoramento.

Área: Educação e formação de professores

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Educação da UNESP. campus de Rio Claro, onde atua na Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela USP (2005), realizou o pós doutorado junto à Universidade de Cergy-Pontoise na França (2011-2012). 

Área: Educação e formação de professores

Publicado
2016-12-15
Como Citar
Vasques, A. L. P., & Sarti, F. M. (2016). <b&gt;O Entre o ‘aproveitamento’ e o provimento da prática na formação continuada de professores. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 67-77. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28595
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas