<b>Estado, igreja e educação no Brasil nas primeiras décadas da república: intelectuais, religiosos e missionários na reconquista da fé católica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9483

  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Resumen

Abordamos, aqui, a relação Igreja, Estado e Educação no Brasil, focalizando a Igreja Católica que aqui se instalou desde o período colonial com escolas de primeiras letras, colégios e missões. Com a política pombalina e a expulsão dos jesuítas, essa Igreja foi perdendo, paulatinamente, o poder. Quase foi silenciada durante o período imperial, para afinal, ressurgir, a partir da proclamação da República, e se revigorar nas três primeiras décadas do século XX. Nessa peleja, a Igreja foi defendida por alguns intelectuais católicos, que participaram ativamente da renovação dela. Além desses intelectuais, a Igreja contou, de modo paralelo, com o trabalho educacional e missionário de diocesanos e religiosos regulares que educaram, evangelizaram e acudiram o povo nas suas dificuldades espirituais e materiais. Ao mesmo tempo, apaziguaram conflitos entre a população espezinhada e o Estado, prevalentemente nas regiões brasileiras mais depauperadas. Cabe discutir o papel desses intelectuais e religiosos e questionar até que ponto suas interferências apontaram para uma mudança social ou se confirmaram uma atitude de submissão à ordem, à autoridade e à estabilidade social.


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Biografía del autor/a

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
Tem experiência na área de pesquisa, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Educação e Igreja no Brasil Colonial, Estética, Teoria e História da Arte. Atualmente cursa pós-doutorado na faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Publicado
2010-08-12
Cómo citar
Casimiro, A. P. B. S. (2010). <b>Estado, igreja e educação no Brasil nas primeiras décadas da república: intelectuais, religiosos e missionários na reconquista da fé católica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9483. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 83-92. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.9483
Sección
História da Educação