<b>Novos sujeitos no ensino médio? Reflexões acerca da subjetivação juvenil no cenário escolar contemporâneo</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.10346

  • Adriano Machado Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Elisete Medianeira Tomazetti

Resumen

No presente artigo, os autores se indagam sobre as novas formas de subjetivação    juvenil engendradas no cenário contemporâneo e que têm repercutido sobre a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com a escola de ensino médio. Privilegiou-se, como elemento de análise, a presença de novas mídias no mundo contemporâneo, as quais têm incidido significativamente na forma como alunos e alunas elaboram suas identidades e se relacionam com informações e saberes. Para tanto, perspectivas teóricas sociológicas, psicossociais e educacionais foram utilizadas, tecendo-se um cenário que apresenta dilemas e perspectivas na relação de jovens e adolescentes contemporâneos com as práticas de escolarização que ainda se presentificam nas escolas de ensino médio. Os autores concluem que a escolarização, nesta etapa do ensino, para ser efetivada, não poderá ignorar as novas configurações subjetivas desses sujeitos e as novas mídias utilizadas por eles, o que vem a gerar nova demanda educacional para atuais e futuros professores.


Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Elisete Medianeira Tomazetti
na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio, filosofia e formação.
Publicado
2010-08-12
Cómo citar
Oliveira, A. M., & Tomazetti, E. M. (2010). <b>Novos sujeitos no ensino médio? Reflexões acerca da subjetivação juvenil no cenário escolar contemporâneo</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.10346. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 127-134. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.10346
Sección
Educação