<b>A presença de Francisco Ferrer nas publicações de Maurício Tragtenberg pela Revista Educação e Sociedade (1978 - 2008)</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11210
Resumen
Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o pensamento de Maurício Tragtenberg e o ideário da "Escola Moderna" de Francisco Ferrer y Guardia, no início do século XX, baseando-se nas publicações de Tragtenberg pela Revista "Educação e Sociedade" (1978-2008). Nessas publicações, intenta-se ressaltar as aproximações do pensamento entre os dois autores na defesa de uma educação voltada aos interesses do operariado, tornando-o uma classe consciente dos processos de dominação da sociedade capitalista e das possibilidades de superação. Na denúncia da monopolização do conhecimento sob interesses particulares, preconceituosos e excludentes, sejam religiosos ou na forma laica do Estado burguês, a educação defendida pelos autores visa conduzir o povo pela via da conscientização, autonomia e autogestão, necessárias a uma verdadeira democracia. Contra o treinamento, a obediência e a manipulação ideológica, os autores convergem na defesa de uma educação no sentido da liberdade, da crítica e da solidariedade.
Descargas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.




































