<b>A educação como projeto estético-nacionalista</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.12595
Resumo
O artigo discute como o compromisso com o desenvolvimento cultural brasileiro, aliado à busca da identidade nacional por meio da "Literatura do Norte", levou Franklin Távora a respaldar sua produção nas teorias cientificistas. A análise de "O Cabeleira" revela a dupla intenção do autor: resgatar as tradições nacionais, por meio da história do primeiro cangaceiro pernambucano, e defender a tese de que a educação evitaria o banditismo no sertão. Em suma, se por um lado o autor propõe o progresso do homem e da região conforme os ideais positivistas, por outro, volta-se para os verdadeiros valores, para as tradições e costumes do sertanejo
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































