<b>A aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada com a equipe de enfermagem</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.12949

  • Jefferson Nery Correia Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Mileni Francisca Gomes Souza Faculdade Integrado de Campo Mourão
Palavras-chave: PBL, educação, enfermagem

Resumo

A educação para capacitar de maneira crítica e reflexiva a equipe de enfermagem no seu processo de trabalho motivou este estudo. O objetivo foi analisar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a viabilidade da utilização da aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação continuada. Utilizou-se uma oficina sobre educação continuada com uma equipe de enfermagem, percorrendo a proposta metodológica do ‘Arco de Marguerez’, em que a realidade/problema foi a realização de uma técnica de curativo na unidade de saúde. Os dados foram obtidos com o auxílio de um roteiro semiestruturado, aplicado após a oficina, pelo método de grupo focal, em que os participantes com o auxílio do pesquisador expuseram suas percepções sobre a estratégia proposta. Os conteúdos dos diálogos foram gravados e posteriormente transcritos para análise de conteúdo. Os resultados sugerem repensar as estratégias na educação continuada para enfermagem, de maneira a proporcionar que cada profissional seja capaz de identificar os desafios na sua realidade a serem superados e contribuir para a mudança no âmbito pessoal e social. Infere-se a necessidade da constante atualização dos profissionais de enfermagem o que pode ser alcançado pela educação continuada com a equipe, em que a aprendizagem baseada em problemas mostrou-se satisfatória.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Nery Correia, Faculdade Integrado de Campo Mourão
DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO - PR
Mileni Francisca Gomes Souza, Faculdade Integrado de Campo Mourão

BACHAREL EM ENFERMAGEM PELA FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO - PR.

Publicado
2011-10-10
Como Citar
Correia, J. N., & Souza, M. F. G. (2011). <b>A aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada com a equipe de enfermagem</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.12949. Acta Scientiarum. Education, 33(2), 257-263. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i2.12949
Seção
Ensino e Aprendizagem