<b>Episcopado e relações de poder nos <i>De Ecclesiasticis Officiis</i> e <i>Sententiarum Libri Tres</i> de Isidoro de Sevilha
Resumo
A partir do século VI, o segmento episcopal atuou, nos reinos romano-germânicos, no sentido da preservação e da ampliação da fé cristã e da reorganização da instituição clerical. Assim, dentre outras iniciativas, concebeu um vasto material, que compreendia escritos variados, como regras monásticas, sermões, espelhos de príncipes e hagiografias. No reino visigodo, Isidoro de Sevilha se destacou por sua inserção no processo de reestruturação eclesiástica, que conferiu considerável atenção à qualificação moral e intelectual do clero. Assim, da vasta obra produzida pelo hispalense, interessa analisar neste texto as principais alusões às autoridades eclesiásticas nos De Ecclesiasticis officiis e Sententiarum libri tres e sua relação com um modelo idealizado de bispo.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































