<b>Escolas étnico-comunitárias italianas no Rio Grande do Sul: entre o rural e o urbano (1875 – 1914)

  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Gasparini Xerri Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: cenário gaúcho da época. história da educação, imigrantes italianos, organização escolar, políticas educacionais

Resumo

O presente texto é resultado parcial da pesquisa História das Escolas Étnico-Comunitárias Italianas no Brasil (1875-1945), financiada pelo CNPq. Investigando e mapeando as organizações escolares criadas pelos imigrantes no território gaúcho, o texto foi construído considerando como referencial teórico os pressupostos da História Cultural e metodologicamente procedeu-se a análise documental, especialmente de relatórios de cônsules, documentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália, jornais, fotografias, dentre outros. Encontramos, em diferentes espaços do Rio Grande do Sul, ocupados por imigrantes italianos ou descendentes, iniciativas escolares. Fugazes, temporárias e pouco sistematizadas em sua maioria. Mas presentes. Diferentes quando instaladas em áreas urbanas ou rurais. Revelam as singularidades e os modos próprios de compreender a importância da escolarização. Como espaços de constituição da italianidade, da catolicidade ou mesmo apenas para a propagação dos rudimentos do ler, do escrever e do calcular, foram espaços educativos importantes para o 

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Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada e Mestre em História. Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul
Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação. Professor da Universidade de Caxias do Sul.
Eliana Gasparini Xerri, Universidade de Caxias do Sul
Licenciada e Mestre em História, Doutora em Educação. Professora da Universidade de Caxias do Sul.
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Luchese, T. Ângela, Kreutz, L., & Xerri, E. G. (2014). <b&gt;Escolas étnico-comunitárias italianas no Rio Grande do Sul: entre o rural e o urbano (1875 – 1914). Acta Scientiarum. Education, 36(2), 211-221. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.22176
Seção
História da Educação