<b>As escolas alemãs em Santa Catarina e sua transformação para teuto-brasileiras: uma análise histórica
Resumo
Dedicamo-nos a investigar a criação de instituições escolares no movimento de migração europeia para o Brasil. O estudo foca o surgimento e algumas transformações por que passaram escolas em zona colonial catarinense de imigração alemã, entre 1897 e 1930. É embasado em pesquisa documental: relatórios da Companhia Colonizadora Hanseática, legislação e imprensa. Os resultados indicam que o surgimento das escolas é devido tanto à iniciativa dos chegados como à subvenção da colonizadora. Sua caracterização pedagógica foi marcada por um currículo europeu e uso do idioma alemão. Mas, gradativamente, foi tomando lugar outra formação centrada em regionalismos e na compulsória utilização do português. Da condição de escolas alemãs de cariz étnico, fundado em relações sociais vinculadas à cultura teuto-europeia, foram sendo orientadas a um ensino sob a racionalidade técnica e o ideário governamental de abrasileiramento que as cunhou sob nova identidade: a teuto-brasileira.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































