<b>Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores
Resumo
Em Portugal, as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio são sujeitas a uma avaliação externa, realizada sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), que teve início em 2006. Decorridos oito anos após a experiência inicial, o presente artigo visa dar a conhecer o grau de satisfação de líderes/gestores das escolas em relação a este Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE) no que se refere ao referencial usado, ao processo seguido e ao relatório que é enviado às escolas. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário, aplicado a 372 líderes/gestores escolares: líderes de topo (23 diretores, 47 elementos de direção das escolas) e líderes intermédios (90 coordenadores de departamento curricular e 212 diretores de turma) oriundos de 25 escolas/agrupamentos de escolas da zona Norte de Portugal. Globalmente, os resultados mostram maior índice de satisfação dos gestores de topo em comparação com os gestores intermédios. No que respeita às dimensões em análise (Referencial, Processo e Relatório), constata-se que a percentagem global de concordância está entre os 53,40% (Referencial), os 69,10% (Relatório) e os 81% (Processo), o que revela um posicionamento bastante positivo dos inquiridos em face do PAEE.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































