<b>Orientações legais para o ensino religioso em três estados brasileiros: convergências e divergências demarcadas em normativas

  • Aline Pereira Lima Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Suzana de Stefano Menin Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Ensino Religioso, laicidade, currículos.

Resumo

O artigo oferece um panorama do que tem sido, do ponto de vista normativo, o Ensino Religioso em três estados brasileiros que regulamentaram sua oferta de maneira distinta. Numa perspectiva qualitativa de pesquisa, promove-se uma análise cuja atenção voltou-se à estrutura e às regras formais da disciplina e a observou a partir das conexões e orientações formais-legais. De modo a considerar as elaborações apresentadas, evidencia-se que, embora haja um aparente distanciamento de modelos de ensino, suas justificativas se assemelham, fazendo com que, independentemente do modelo adotado, o ER seja um espaço em que o objetivo maior seja o que se considera, genericamente, como a formação integral do sujeito. Vista dessa forma, postula-se que a disciplina pode acabar tensionando os limites da laicidade e desfavorecer indivíduos que não professam nenhuma religião. .

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Pereira Lima, Universidade Estadual do Paraná
Aluna do Programa de Pós graduação em Educação da FCT-Unesp- doutorado
Maria Suzana de Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista
Professora Titular do departamento de Educação
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Lima, A. P., & Menin, M. S. de S. (2017). <b&gt;Orientações legais para o ensino religioso em três estados brasileiros: convergências e divergências demarcadas em normativas. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 141-152. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26398
Seção
História e Filosofia da Educação