<b>Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: iniciação profissional, formação, docência

Resumo

A condição inerente à profissão de professor envolve, entre outras questões, o desenvolvimento profissional e a carreira. Assim, este trabalho se configura como um recorte teórico, originado de um estudo de tese, que tem como objetivo discutir aspectos do desenvolvimento profissional docente e dos professores iniciantes e analisar os períodos da carreira docente sob a égide de um modelo brasileiro. Dessa forma, com a realização de um levantamento teórico intenso, foi verificado que os docentes brasileiros têm sua carreira profissional estudada a partir do modelo europeu, que se diferencia da sua realidade. Este estudo revela elementos que constituem tal diferença e como o desenvolvimento profissional se concretiza nos períodos da carreira. Com isso, as características dos/sobre os professores iniciantes se revelam com os saberes e a experiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Ferreira, L. G. (2016). <b&gt;Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 79-89. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29143
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas