<b>Los juegos y las interacciones en los libros didácticos para educación infantil

  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carolina Gobbato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Crisliane Boito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palabras clave: preescolar, materiales didácticos, DCNEI

Resumen

Este artículo analiza tres colecciones brasileñas de libros didácticos para educación infantil, a fin de comprender cómo el juego y las interacciones, eje de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (Resolução n. 5, 2009), están contempladas en el material didáctico. La investigación se fundamentó teóricamente en los estudios de la infancia y del juego, de autores como Brougère (1995), Kishimoto (2010) y Moyles et al. (2006), entre otros. El proceso metodológico fue desarrollado por medio del Análisis de Contenido (Bardin, 2009) de las actividades propuestas en las colecciones de libros didácticos y manuales de los profesores, centrándose en los juegos e interacciones propuestos en el material. Se verificó que el juego y, en menor proporción, las interacciones, a pesar de estar presentes en el material didáctico, aparecen apenas en actividades dirigidas, a fin de enseñar contenidos estrictos y no experiencias contextualizadas, complejas, lúdicas, interactivas y cognitivas. Se considera que los juegos y las interacciones, de la manera como son contempladas en los libros didácticos, asumen sentido restricto y empobrecido, no constituyéndose como ejes de las colecciones y alejándose de lo que legitiman las proposiciones de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil.

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Biografía del autor/a

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da UNISC na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e participa como avaliadora em outras revistas científicas. Atua como Líder de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN - e como orientadora de teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB.
Carolina Gobbato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 Professora Assistente do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Doutoranda em Educação(UFRGS). Possui Mestrado em Educação(2011), Especialização em Educação Infantil articulações com o Ensino Fundamental (2008) e Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou na Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/Pibid/CAPES como Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais na Uergs (2013-2014). Possui experiência como professora na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia e em cursos de especialização, atua na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente vem pesquisando as seguintes temáticas: educação infantil, infâncias, docência com bebês e crianças pequenas, formação de professores.
Crisliane Boito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestranda e bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de Estudos sobre Infâncias. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Bolsista de Iniciação Científica BIC/UFRGS por três anos, envolvida em projetos de pesquisa relacionados a Educação Infantil e a Educação Infantil do Campo. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI. Participou como Assistente de Pesquisa do Núcleo Regional Sul na Pesquisa Nacional de Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras em Territórios Rurais Brasileiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da Educação Infantil, Educação Infantil do Campo,Infâncias, Políticas e Pedagogias para a pequena Infância.
Publicado
2018-04-16
Cómo citar
Silveira Barbosa, M. C., Gobbato, C., & Boito, C. (2018). <b&gt;Los juegos y las interacciones en los libros didácticos para educación infantil. Acta Scientiarum. Education, 40(2), e31474. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.31474
Sección
Formación Docente y Políticas Públicas