<b>O curso de matemática da UEM: uma problematização de sua história em seus primeiros anos

  • Antonio Peixoto de Araujo Neto Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional
  • Lucieli Maria Trivizoli Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: história da matemática no Brasil, história da educação matemática, curso de matemática da UEM.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática PCM-UEM. O objetivo naquela pesquisa foi investigar historicamente o processo de criação do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá e o desenvolvimento do curso em seus primeiros anos em um período compreendido entre 1969 e 1982. Neste artigo o objetivo é apresentar a narrativa histórica do curso de matemática da UEM construída na dissertação. Este trabalho está inserido no tema da história da matemática no Brasil e a narrativa apresentada é estruturada por meio do entrelaçamento de três perspectivas: a documental, a oral e a bibliográfica. As nossas análises evidenciam que o curso de matemática da UEM foi criado para ajudar no desenvolvimento e na visibilidade da cidade de Maringá, gerar uma abertura para os cursos de engenharia e sanar lacunas de professores do ensino secundário da região naquela época.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Peixoto de Araujo Neto, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional
Mestre em Educação Para o Ensino de Ciências e a Matemática
Lucieli Maria Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em História da Matemática
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Araujo Neto, A. P. de, & Trivizoli, L. M. (2018). <b&gt;O curso de matemática da UEM: uma problematização de sua história em seus primeiros anos. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e32127. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.32127
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas