<b>Democracia e Educação presentes nas Reformas Educacionais Chilenas dos últimos 100 Anos
Resumo
Em razão da celebração do primeiro centenário da publicação da obra de John Dewey Democracia y Educación, pretende-se mostrar como nos aspectos mais importantes do desenvolvimento educativo dos últimos 100 anos no Chile, especialmente nas suas reformas, esteve presente o desejo democratizador promovido pelo educador norte-americano. De fato, no processo de promulgação da Ley de Instrucción Primaria Obligatoria de 1920, estiveram presentes no debate, as ideias de Dewey e, igualmente, acontecerá nas Reformas de 1927 e 1945; a primeira, orientada para o ensino fundamental e, a segunda, para o ensino médio. Nelas se postulavam as principais concepções educativas do educador em questão. Mais explicitamente, esteve presente o desejo democratizador na Reforma de 1965, pois a cobertura escolar se expandiu significativamente, chegando a estar, no inicio da década de 90, coberta 98% da demanda educativa do ensino fundamental e 80% do médio; para uma maior educação, maior democracia era o postulado de Dewey e que o Chile colocou em prática. .
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.