Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários
Resumo
Este texto apresenta dimensões da cultura e da qualidade na educação/educação física venezuelana por meio de incursões teóricas e aporte de professores-pesquisadores ligados a instituições de ensino superior. Constam dessa coleta documentos educacionais, referenciais teóricos e informações obtidas por meio de questionário online. Com base nos dados encontrados, examinou-se que a) o tema da cultura na produção de conhecimento em educação física na Venezuela ainda é incipiente; b) a cultura está presente na escola, embora pouco evidenciada na educação física, sendo geralmente associada a tradições e costumes; c) não é comum a tematização da educação física junto a termos como cultura física, cultura corporal e cultura de movimento; d) o marco teórico existente reveste-se de conteúdo esportivo, com influências da psicomotricidade e sociomotricidade; e) a qualidade da educação física é comprometida, em especial, pelo fato de o Estado visualizá-la como complementar às carências dos esportes institucionais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.