<b>Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos

Palavras-chave: juventude, ensino médio, construção de sentido.

Resumo

 

O artigo objetiva contribuir para o debate sobre o sentido do ensino médio para as juventudes no contexto atual. Para tanto apresenta as tensões e disputas históricas e as mais recentes em torno do ensino médio e as articula com os resultados de uma pesquisa de campo realizada com jovens do ensino médio de uma escola particular reconhecida como sendo de qualidade. Com base nos autores utilizados e na pesquisa efetuada, questiona a qualidade do ensino médio particular e argumenta que tanto ela quanto o sentido que este possui, ainda que fossem universalizados, não serviriam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

 

José Licínio Backes é Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. É Bolsista Produtividade – CNPq.

 

Publicado
2018-03-01
Como Citar
Backes, J. L. (2018). <b&gt;Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Acta Scientiarum. Education, 40(2), e38320. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.38320
Seção
História da Educação