Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária

Chamada Temática: Gestão e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e suas Interfaces com a Formação dos Profissionais da Educação

Palavras-chave: educação infantil; formação; carreira docente; produtividade acadêmica; identidade profissional.

Resumo

O estudo em tela lança um olhar sobre o trabalho docente de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes na educação infantil universitária, buscando analisar a atuação, a formação e carreira e a constituição de sua identidade profissional. Fundamenta-se na análise da subjetividade do trabalho docente e da constituição da identidade do/a professor/a a partir da lógica de reestruturação produtiva do capital, numa perspectiva dialética. O conjunto de reformas implementadas na educação brasileira nas últimas décadas, impactou diretamente na atuação docente em todos os níveis de ensino, ocasionando mudanças significativas em suas práticas cotidianas e profissionalidade. Para quem que atuam na educação infantil, os efeitos são ainda maiores pela sua natureza e por uma identidade ainda em construção. O estudo assume uma linha teórico-crítica, adotando uma abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimento a pesquisa bibliográfica, centrada em pesquisas e discussões teóricas sobre formação, identidade profissional, carreira e produtividade docente submetidos à lógica do capital e sobre a natureza das Unidades de Educação Infantil (UEI) universitárias e dos seus profissionais. Os resultados apontam as contradições e dilemas vivenciados por docentes do EBTT inseridos em uma carreira de magistério federal, submetidos às exigências de alta produtividade na tríade ensino, pesquisa e extensão para desempenho e progressão, além da necessidade de formação continuada para garantia de promoção e reconhecimento na carreira. A definição do perfil do/a educador/a de educação infantil, de um modo geral, e de sua formação encontram-se ainda em processo de constituição, que aliados à precarização do trabalho, para os/as professores/as do EBTT da Unidade de Educação Infantil (UEI) da Universidade Federal de Alagoas, à afirmação, valorização e reconhecimento tornam-se desafios expressamente postos, na busca por construir suas carreiras e identidade profissional.

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Publicado
2021-11-29
Como Citar
Rocha, I. L. da, & Prado, E. C. do. (2021). Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária. Acta Scientiarum. Education, 43(1), e55859. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55859
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas