Reflexos da matemática moderna durante a década de 1970 em Mato Grosso: vestígios de uma profissionalização docente

Palavras-chave: história da educação matemática; formação de professores; Mato Grosso; movimento da matemática moderna.

Resumo

O artigo analisa vestígios de disseminação de informações sobre o Movimento da Matemática Moderna veiculados em jornal e revista do estado do Mato Grosso durante os anos 1970, que, por serem canais de informação, colaboraram para a profissionalidade e profissionalização do professor mato-grossense. As notícias foram encontradas na Hemeroteca Digital Brasileira. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural, adotamos Dominique Julia, para interpretação da cultura escolar, Burke para análise de ordens de conhecimento e, para abordar o tema referente à profissionalização e profissionalidade, adotamos, como referencial, Oliveira. Como resultado, encontramos algumas iniciativas da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Mato Grosso, assim como a produção de materiais para capacitar professores para as demandas do período, como a produção de livros e revistas especializadas em Educação elaborados pelo próprio departamento de Educação e Cultura. Além disso, identificamos a existência de cursos de especialização ministrados na Universidade Federal de Mato Grosso, pelo professor Osvaldo Sangiorgi, que contribuíram para a profissionalidade docente no estado de Mato Grosso em conformidade com a legislação vigente do período. Podemos notar que, assim como em outros estados o Movimento da Matemática Moderna também esteve presente em Mato Grosso.

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Publicado
2024-03-27
Como Citar
Dias, L. S., Jandrey, D. F., & Santos, E. S. C. dos. (2024). Reflexos da matemática moderna durante a década de 1970 em Mato Grosso: vestígios de uma profissionalização docente . Acta Scientiarum. Education, 46(1), e63909. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.63909
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas