Estudantes e ditadura civil-militar: a campanha educacional no Jornal do Brasil (1964-1968)

Palavras-chave: universitários; poder; imprensa; autoritarismo.

Resumo

O artigo visa analisar as complexas relações de figuração formadas entre estudantes e a ditadura civil-militar brasileira (1964-1968), a partir das representações presentes no Jornal do Brasil – diário impresso e carioca que integrava a grande imprensa da época. A pesquisa parte da perspectiva sócio-histórica proposta por Norbert Elias, que permite uma análise dos processos sociais em curso e utiliza a categoria ‘estabelecidos’ e ‘outsiders’ para examinar criticamente os editoriais, que constituem a principal fonte do estudo. O Jornal do Brasil, nesse período, desenvolve um projeto editorial que tinha como objetivo justificar o golpe de 1964 e legitimar a continuidade da ditadura civil-militar, embora, ao mesmo tempo, criasse espaços controlados para a produção de críticas pontuais ao governo. Paralelamente, o Jornal do Brasil se empenhou em promover uma campanha educacional voltada para o público leitor, na qual circularam estigmas e emoções que reforçavam e evidenciavam as dinâmicas de diferenciação social e os intensos tensionamentos presentes no contexto educacional daquele momento histórico. No decorrer da análise, percebe-se que o autoritarismo se intensifica de forma significativa nas relações entre os estudantes e o governo, contribuindo para uma maior polarização da sociedade. Isso se torna evidente nas impossibilidades de estabelecerem negociações e diálogos efetivos, devido aos valores profundamente divergentes que sustentavam as posições de poder de ambos e à convicção mútua de que a resolução dos problemas políticos e sociais dependia da exclusão da posição de poder do outro.

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
Guarnieri, D. C., & Honorato, T. (2025). Estudantes e ditadura civil-militar: a campanha educacional no Jornal do Brasil (1964-1968). Acta Scientiarum. Education, 48(1), e74319. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v48i1.74319
Seção
História e Filosofia da Educação