Diretrizes Éticas - Autores/as
- Verificar o foco, escopo e as diretrizes do periódico, antes de submeter o artigo (cf. Fluxograma);
- Assegurar que seu manuscrito é original, que não se trata de tradução de publicação internacional, que não foi publicado em outros meios de divulgação e que apresenta contribuições e abordagens significativas para o campo da educação (cf. Fluxograma);
- Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico;
- Escolher atentamente uma das duas modalidades de submissão que a revista disponibiliza: fluxo contínuo ou chamada temática. As duas modalidades seguem o mesmo processo avaliativo. Caso o autor opte pela chamada temática, deve observar, além das diretrizes gerais da revista, a estrutura da proposta;
- Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos/animais. Nesse quesito, é imprescindível que o autor indique o número do protocolo do Comitê de Ética. O autor deve atentar-se para o Código de Conduta do COPE (Code of conduct and best practice guidelines for journal editors - COPE);
- No caso de pesquisas com financiamento, os autores devem informar, em nota de rodapé no início do texto, a fonte de financiamento, o número de processo (Agências Governamentais de Fomento) e o número de protocolo (Instituições privadas). O texto não deve conter dedicatórias ou agradecimentos;
- Revisar o texto para que não apresente: expressões, excertos ou informações sem a devida referência e que possam configurar plágio; publicação duplicada, redundante ou autoplágio; abuso de autoria (autor fantasma, convidado); fabricação de dados (por ex.: inventar números ou entrevistas); falsificação de dados; e manipulação de imagens (toda e qualquer imagem deve ter suas referências de origem informadas logo abaixo);
- Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a quatro autores. A ordem de autoria deverá ser explicitada em documento suplementar apresentado no ato da submissão e assinado por todos os autores, no qual seja evidenciado o papel de cada um na realização do estudo;
- Informar aos editores, por meio do sistema da revista, a necessidade de adequar ou de corrigir quaisquer imprecisões detectadas após a submissão e antes da sua publicação, caso seja aceita. Nesse caso, a submissão será retirada e deverá ser novamente realizada pelo autor após as alterações;
- Após a publicação, caso observe a necessidade de alterações no artigo, o autor deverá informar aos editores pelo e-mail oficial da revista; e
- Informar número de ORCID e a afiliação institucional.