<b>A infância analisa a educação básica</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20639

  • Anete Abramowicz Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: criança, educação, tempo, invenção

Resumo

A discussão proposta por este artigo tenta compreender a infância enquanto uma categoria analítica que nos ajuda a pensar a criança no espaço da Educação Infantil e no Ensino Fundamental com vistas a apresentar algumas reflexões e também alguns desafios para a escola básica em sua forma de organização do tempo e do espaço a partir do conceito de infância. Nossa discussão partirá da compreensão da infância a partir de três eixos: ‘tempo’, ‘experiência’ e ‘invenção’. Mostraremos de que maneira o conceito de infância deveria colmatar a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para propor uma Educação Infantil que implemente e não impeça o exercício da infância.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos
Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos na área de Didática e Currículo: sub-área Infância. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade nível 2. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do FORPRED da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED.
Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga. Doutora em Educação pela UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG).

Publicado
2013-05-28
Como Citar
Abramowicz, A., & Oliveira, F. de. (2013). <b>A infância analisa a educação básica</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20639. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 293-300. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20639
Seção
Ensino e Aprendizagem