<b>O ensino de leitura em salas do primeiro ano do ensino fundamental

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Emília Almeida da Cruz Torres Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: letramento, texto, ensino fundamental de nove anos.

Resumo

 Este estudo está relacionado ao ensino de nove anos e envolve a análise das práticas pedagógicas e o tratamento das atividades de leitura em salas de primeiro ano do ensino fundamental. Diante disso, foi proposto o seguinte objetivo: analisar as atividades de leitura que são utilizadas por duas professoras alfabetizadoras, que atuavam em salas de primeiro ano do ensino fundamental, com o intuito de compreender como esses textos podem contribuir para a formação de um leitor crítico. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas situadas no sul de Minas Gerais e a metodologia utilizada contemplou a observação de salas de aula, acompanhada de entrevista com as professoras participantes da pesquisa e também a elaboração de um diário de campo. Nosso trabalho está pautado em um conceito de leitura enquanto prática social e a compreensão do letramento fundamentado no modelo ideológico que admite a existência de práticas de letramento que são determinadas pelo contexto social e cultural dos sujeitos. Os resultados mostraram que há uma preocupação excessiva com o ensino das letras e seus sons, o que nos leva a observar a primazia do ensino da tecnologia da escrita no contexto escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutoramento na Universidade do Minho (UM/Portugal). Docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
Maria Emília Almeida da Cruz Torres, Universidade Federal de Alfenas
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professora da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL desde 2009 nas áreas de ensino de Língua Portuguesa e também faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Oliveira, F. de, & Torres, M. E. A. da C. (2017). <b&gt;O ensino de leitura em salas do primeiro ano do ensino fundamental. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 197-206. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26365
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas