<b>A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.22198
Resumo
A proposta deste trabalho é a de compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, aí incluso o secundário, tomando especialmente as suas conferências realizadas na década de 1950, publicadas posteriormente em livros de sua autoria. Embora se diga que Anísio pouco alterou as suas posições ao longo da vida, parece-me que é nessa década que ele formula de uma maneira mais acabada a sua compreensão do processo histórico da educação nacional. A pretensão do trabalho em voga é a de discutir não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava também as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, qual seja, o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que tenham os vários níveis da escolaridade por muito tempo permanecido segmentado, as características de um segmento se comunicam com a do outro.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.