<b>A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.22198
Resumen
A proposta deste trabalho é a de compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, aí incluso o secundário, tomando especialmente as suas conferências realizadas na década de 1950, publicadas posteriormente em livros de sua autoria. Embora se diga que Anísio pouco alterou as suas posições ao longo da vida, parece-me que é nessa década que ele formula de uma maneira mais acabada a sua compreensão do processo histórico da educação nacional. A pretensão do trabalho em voga é a de discutir não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava também as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, qual seja, o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que tenham os vários níveis da escolaridade por muito tempo permanecido segmentado, as características de um segmento se comunicam com a do outro.
Descargas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.