<b>A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.22198

  • Marlos Bessa Mendes da Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

A proposta deste trabalho é a de compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, aí incluso o secundário, tomando especialmente as suas conferências realizadas na década de 1950, publicadas posteriormente em livros de sua autoria. Embora se diga que Anísio pouco alterou as suas posições ao longo da vida, parece-me que é nessa década que ele formula de uma maneira mais acabada a sua compreensão do processo histórico da educação nacional. A pretensão do trabalho em voga é a de discutir não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava também as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, qual seja, o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que tenham os vários níveis da escolaridade por muito tempo permanecido segmentado, as características de um segmento se comunicam com a do outro.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marlos Bessa Mendes da Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora
Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pioneiros da Educação, geração dos críticos republicanos, geração da ilustração, cultura política republicana, cultura política do Império e Reforma do ensino de Fernando de Azevedo.
Publicado
2014-02-20
Cómo citar
Rocha, M. B. M. da. (2014). <b>A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.22198. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 37-50. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.22198
Sección
História da Educação