<b>Ensino elementar no Brasil e na Itália: o caso dos imigrantes italianos na escola de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro)

  • Carlo Pagani Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: imigração italiana, educação, escolas étnicas, associações de mútuo socorro

Resumo

O presente estudo aborda as iniciativas dos imigrantes italianos para a educação e instrução dos seus filhos no período da grande imigração (1875-1920), com especial atenção à comunidade italiana da cidade de Petrópolis. Para tanto, os procedimentosmetodológicos referem-se a uma pesquisa histórico-documental no Brasil e na Itália, a fim de recompor as circunstâncias educacionais encontradas e propiciadas aos imigrantes italianos e a compreensão das relações socioculturais e históricas nas quais estavam inseridos. A cultura italiana se fez presente na sociedade brasileira, seja com os desconhecidos camponeses, seja com homens e mulheres que, na arquitetura, nas artes plásticas, no teatro ou nos grandes empreendimentos fabris, deixaram marcas ainda existentes. Os imigrantes constituíram ‘associações de socorro mútuo’ e criaram diversas formas de proteção e solidariedade entre as suas comunidades, as quais mantiveram, entre outras atividades, escolas italianas para os associados em várias localidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Pagani, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação, é doutorando em Politicas Públicas e Formação Humana (UERJ), com experiência técnica e didática na área de Artes, com ênfase em Restauração de Bens Culturais. Técnico em química formado pelo "Istituto Tecnico Industriale per Chimici"de Milão(Itália). Lecionou técnica de laboratório de química e física no"Istituto Cesare Beccaria" de Milão (Itália), restauração de mobiliário (SENAI - RJ) e restauração de artefatos de madeiras antigas (Universidade Estácio de Sá - RJ). É Presidente da Cooperativa Restauradores da Serra (COORES) e membro da Associação Brasileira de Restauradores e Conservadores (ABRACOR). Delegado na I Conferência Municipal de Cultura de Petrópolis (2009) Delegado da Sociedade Civil na II Conferência Nacional de Cultura (2010) : Pré Conferências Setoriais - Patrimônio Material ( Brasília)

Publicado
2014-07-07
Como Citar
Pagani, C. (2014). <b&gt;Ensino elementar no Brasil e na Itália: o caso dos imigrantes italianos na escola de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro). Acta Scientiarum. Education, 36(2), 243-253. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.22241
Seção
História da Educação