<b>Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX
Resumo
Este artigo reflete a presença das escolas étnicas italianas no sul catarinense, nas primeiras décadas do século XX. Nas colônias do sul, marcadas pela predominância étnica italiana, percebeu-se a criação de escolas étnicas, favorecida pela precariedade do ensino público no Brasil, ou seja, a inserção, nas regiões colonizadas pelos imigrantes europeus e seus descendentes, de escolas subsidiadas pelos respectivos países de origem. A partir de fontes documentais, identificou-se que essas instituições recebiam subsídios da Itália por meio de dinheiro e livros, bem como visitas e inspeções de autoridades italianas. Na cidade de Urussanga foi instalada, em1900, aInspetoria das Escolas Italianas do Sul do Estado de Santa Catarina, por ser o principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.