<b>Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX

  • Tatiane dos Santos Virtuoso Prefeitura Municipal de Criciúma
  • Giani Rabelo Universidade do Extremo Sul Catarinense
Palavras-chave: escola, imigrantes italianos, Santa Catarina

Resumo

Este artigo reflete a presença das escolas étnicas italianas no sul catarinense, nas primeiras décadas do século XX. Nas colônias do sul, marcadas pela predominância étnica italiana, percebeu-se a criação de escolas étnicas, favorecida pela precariedade do ensino público no Brasil, ou seja, a inserção, nas regiões colonizadas pelos imigrantes europeus e seus descendentes, de escolas subsidiadas pelos respectivos países de origem. A partir de fontes documentais, identificou-se que essas instituições recebiam subsídios da Itália por meio de dinheiro e livros, bem como visitas e inspeções de autoridades italianas. Na cidade de Urussanga foi instalada, em1900, aInspetoria das Escolas Italianas do Sul do Estado de Santa Catarina, por ser o principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane dos Santos Virtuoso, Prefeitura Municipal de Criciúma
Graduada em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2004). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008) e membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME).
Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professora titular da Universidade do Extemo Sul Catarinense (UNESC), desde 1996. Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. No PPGE/UNESC é coordenadora da Linha de Pesquisa "Educação, Linguagem e Memória". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando e pesquisando, principalmente, nos seguintes temas: História, Memória e Educação; Memória Docente; Gênero e Educação; Religião e Educação; História das Instituições Escolares; História da escrita e da leitura e Cultura Escolar.. É líder do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação" (GRUPEHME), cadastrado no CNPq e coordena o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina - virtual (CEMESSC).
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Virtuoso, T. dos S., & Rabelo, G. (2015). <b&gt;Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22261
Seção
História da Educação