<b>Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interaçoes entre nível de expertise e aprendizagem
Resumo
Esta pesquisa qualitativa e exploratória investigou como conhecimentos prévios influenciaram processos de estudo a partir da análise da atividade de estudo de indivíduos com material de domínio e não domínio. Participaram da pesquisa seis indivíduos que leram dois textos, de domínio e não domínio, com orientação para o estudo dos materiais. Após o estudo de cada texto, os participantes eram questionados sobre os processos de estudo. Os resultados sugerem que o conhecimento prévio consolidado influi sobre o processo de estudo, afetando o reconhecimento de informações, a velocidade de estudo, a capacidade de articulação metacognitiva dos indivíduos e a postura perante o processo de ensino, considerando necessidades de suporte informacional para a sustentação do processo de estudo e a forma do apoio em situação de ensino. Os resultados apontam a importância da ação docente para o incremento de oportunidades de aprendizagem, o que implica no desenvolvimento aperfeiçoado e competente de processos de avaliação da aprendizagem, sobretudo as de fundo diagnóstico.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.